Gestão no serviço de Radiologia: como otimizar?
O perfil do serviço e das necessidades internas devem ser analisados ao definir uma estratégia para gestão no serviço de radiologia. A atenção dos gestores deve estar voltada à melhoria dos processos e eficiência das atividades e assim, evitar desperdícios de tempo e de recursos.
Neste artigo, falaremos sobre a gestão no serviço de radiologia a fim de esclarecer diversos pontos sobre o assunto.
Como é a gestão no serviço de Radiologia?
Alguns modelos de gestão no serviço de Radiologia facilitam e otimizam a vida dos administradores e profissionais da área da saúde. Todos são baseados na agilidade, praticidade e economia, simplificando as rotinas e otimizando o atendimento.
Uma boa gestão é fundamental para que o atendimento aos pacientes ocorra de forma eficiente, para que a produtividade aumente, reduzindo os custos.
Existem inúmeros aplicativos e softwares de gestão que têm auxiliado nisso. Os processos que antes eram manuais e demandavam tempo, podem ser digitalizados e automatizados.
A partir do banco de dados em nuvem, como prontuários eletrônicos, tanto gestores quanto profissionais da saúde encontraram formas mais ágeis e práticas para atender seus pacientes.
O mesmo se aplica ao financeiro, visto que gerir as contas de um serviço de saúde não é uma tarefa fácil. Porém, com os sistemas automatizados é possível controlar as receitas e despesas com mais segurança e praticidade. A realização do balanço de lucros e despesas, análise do fluxo de caixa, definição de margem de lucro são ações fundamentais para assegurar a saúde financeira e planejar as melhores estratégias de crescimento para o negócio.
Além dessas tecnologias de gestão, a terceirização de serviços, como a produção de laudos de radiologia à distância, também é responsável por transformar os modelos de gestão clínicos e hospitalares, possibilitando a entrega de laudos em dia e com qualidade.
Os resultados positivos desses processos não chegam apenas para gestores, os pacientes também ganham em qualidade no atendimento. E isso é a base para construir um relacionamento de confiança com os pacientes, que se tornam fiéis e indicam seus serviços para outros.
Quais são as dicas para realizar uma boa gestão no serviço de radiologia?
A rotina de serviços de uma clínica é composta de diferentes demandas que, para serem coordenadas, necessitam de um bom gerenciamento.
Decisões que visem o aperfeiçoamento e a otimização precisam fazer parte da gestão da clínica para que ela ofereça um serviço de qualidade aos pacientes.
Alguns pontos para proporcionar essa boa gestão da clínica em radiologia são descritos abaixo.
Novos canais de comunicação
O call center é a estrutura básica que a clínica deve possuir para atender seus pacientes. O contato por telefone permite que o paciente agende suas consultas e exames, tire dúvidas e receba as informações necessárias.
No entanto, a tecnologia atual nos permite contar com diferentes meios de comunicação. Com o advento dos smartphones e a internet acessível na palma das mãos, os meios virtuais têm sido muito usados também pelos pacientes. Criar possibilidade de contato por aplicativos de mensagem ou até mesmo por programa de chat através de páginas na web ou aplicativos pode ser um aperfeiçoamento e diferencial para o serviço.
Prontuários eletrônicos
O uso do papel e da caneta tem sido cada dia mais raro dentro dos consultórios e clínicas. Afinal, preencher extensos formulários a mão ou transcrever toda a consulta do paciente acaba demandando tempo e espaço físico para ser armazenado e ainda ocasionando falta de legibilidade e perda de informações.
Hoje, com os prontuários eletrônicos, temos vantagens com a segurança na inserção e na transmissão dos dados clínicos dos pacientes, integração das informações e um menor tempo de preenchimento, agilizando o atendimento e permitindo uma atenção muito maior frente às demandas do paciente.
Mantenha o estoque sob controle
Possuir os itens necessários para o funcionamento da clínica é essencial, bem como controle e a organização de onde os materiais serão armazenados.
Identificar os locais de armazenamento dos itens de forma padronizada e de fácil visualização é uma ótima dica para facilitar a logística do seu estoque.
Outro ponto importante é conhecer a demanda da sua clínica, garantindo, assim, uma compra exata em relação às necessidades, sem gerar excesso ou falta de material.
Softwares para gestão
O avanço tecnológico tem permitido uma facilidade de comunicação, de acesso e organização maiores do que antes.
O mercado oferece diversos tipos de softwares para gestão de clínicas, que vão desde a gestão da agenda, passando pela gestão de pacientes, estoque, financeiro, laudos à distância, entre outros.
Os bons softwares possuem uma interface de fácil acesso e compatibilidade com os principais sistemas operacionais. Além disso, contam também com backup automático, garantindo maior segurança aos dados.
Gestão de pessoas e equipe
Para garantir a excelência no diagnóstico é necessário garantir um ambiente de trabalho adequado para que a equipe apresente satisfação em trabalhar neste local e assim desenvolver uma boa produtividade. Iluminação, equipamentos de segurança, sistema de ar condicionado fazem a diferença para o desenvolvimento das atividades.
Além disso, é fundamental a realização de feedbacks, alinhando as perspectivas da empresa em relação ao funcionário e vice-versa.
Para manter uma equipe de profissionais qualificada é preciso incluir no planejamento salários justos, ficar atento a faixa salarial do mercado e criar um plano de carreira que os motive.
Como a gestão do serviço pode ajudar à satisfação dos pacientes?
Prazos
Um dos maiores fatores que os pacientes levam em conta no momento de avaliar um serviço de radiologia é a pontualidade na entrega dos laudos.
Diversos fatores podem contribuir para a dificuldade em honrar os prazos de entrega. Tais como:
- “buracos” na escala de médicos radiologistas;
- falta de constância na produtividade da equipe de médicos radiologistas;
- dificuldade de contratação de médicos radiologistas locais;
A telerradiologia é uma possível solução para essa questão, visto que a emissão de laudos a distância já é uma realidade. É um serviço de rápida implantação, com especialistas de qualquer lugar do mundo, permitindo que pacientes recebam atendimento de alta qualidade, independentemente de sua localização e equipe completa em tempo integral.
Realizando pesquisas de satisfação
Uma boa gestão no serviço de radiologia deve se atentar a realizar pesquisa de satisfação para compreender como os pacientes estão vendo o seu estabelecimento.
A pesquisa permite que o paciente perceba que ele têm voz e são ouvidos no seu serviço, promovendo uma melhoria contínua, analisando pontos fracos a serem corrigidos pela gestão.
Existem duas formas principais de integrar uma pesquisa de satisfação, a primeira e mais clássica é o formulário impresso, entregue na recepção ou no setor de impressão dos laudos, entretanto esse método pode ser pouco eficiente visto que o paciente pode se sentir inibido em fazer uma crítica ou com pressa para retomar às atividades pessoais. Outra possibilidade é o envio de formulários digitais através de e-mail ou WhatsApp, ou mesmo disponibilizado no próprio website do centro diagnóstico, isso oferece ao paciente a possibilidade de preencher o formulário quando conveniente.
Após a coleta dos formulários, é necessário que os resultados possam ser debatidos pela gestão e assim implementar ações para melhorar o serviço.